Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Mostras Paralelas

Palcos e Telas


Programa 1

JANELA MOLHADA

A trajetória dos imigrantes europeus, pioneiros do cinema no Brasil. A questão da restauração de acervos cinematográficos e os Ciclos Regionais de Cinema. Entre os entrevistados está a última remanescente do cinema mudo brasileiro, Adriana Falangola, de 92 anos.

La trayectoria de los inmigrantes europeos, pioneros del cine en Brasil. La cuestión de la restauración de acervos cinematográficos y los Ciclos Regionales de Cine. Entre los entrevistados se encuentra la última remaneciente del cine mudo brasilero, Adriana Falangola, de 92 años.

Brasil, 2010

DIREÇÃO: Marcos Enrique Lopes DURAÇÃO: 22 min. CONTATO: marcosenriquelopes#zipmail.com.br



O FILME MAIS VIOLENTO DO MUNDO

Raimundo é um produtor de cinema fracassado que pede ajuda financeira ao amigo produtor de sucesso J.C. para realizar seu novo projeto. J.C. apoia, mas o filme tem que ser comercial: violência, sexo, não atores e favela. Ele faz o que o produtor manda, mas um fato inesperado ameaça a conclusão do filme.

Raimundo es un productor de cine fracasado que pide ayuda financiera a su amigo, el productor de suceso J.C., para realizar su nuevo proyecto. J.C. lo apoya, pero la película tiene que ser comercial: violencia, sexo, actores amateurs y favelas. Él hace lo que el productor manda, pero un hecho inesperado amenaza la conclusión de la película.

Brasil, 2009

DIREÇÃO: Gilberto Scarpa ELENCO: Maurício Tizumba, Antônio Abujanra DURAÇÃO: 17 min. CONTATO: divulgacao#abuzza.com.br



OJÚ ONÀ

Memorial de experiências cineclubistas captado durante a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes em 2010, na voz dos cineclubistas afro-brasileiros de diversos pontos do país.

Memorial de experiencias cineclubistas, captado durante la 28ª Jornada Nacional de Cineclubs en 2010, en la voz de los cineclubistas afrobrasileros de diversos lugares del país.

Brasil, 2011

DIREÇÃO: Clementino Junior DURAÇÃO: 25 min. CONTATO: cremedelaclems#gmail.com



PELICULEROS

Marcos é um cinéfilo obcecado pela Katherine Hepburn e Rebeca é uma solitária funcionária de uma locadora de vídeo. Ao se apaixonar por Rebeca, ele dá início a um plano fabuloso para conquistar a garota do seu coração, afinal tudo é possível nos filmes.

Marcos es un cinéfilo obcecado por Katherine Hepburn y Rebeca es una funcionaria solitaria que trabaja en una tienda de videos. Al apasionarse por Rebeca, él da inicio a un plano fabuloso para conquistar la chica de su corazón, a fin de cuentas, todo es posible en las películas.

Espanha, 2009

DIREÇÃO: José Lobillo ELENCO: Luifer Rodríuez, María de Vigo DURAÇÃO: 15 min. CONTATO: can#canariasculturaenred.com



BARRIO CINE

Explora as histórias de uma minoria enquadrada na marginalidade e que teve a capacidade de desenvolver uma cultura artística em si mesma e que quer compartilhar sua cotidianidade, já não tão triste, tornada filme.

Explora las historias de una minoría, enmarcada en la marginalidad, que ha tenido la capacidad de desarrollar una cultura artística en sí misma y que quiere compartir su cotidianidad, ya no tan triste, hecha película.

Colômbia, 2010

DIREÇÃO: Juan Tangarife e Juan Garcés DURAÇÃO: 22 min. CONTATO: Juanfgrisalest#hotmail.com



Programa 2

AFICIONADOS

Aficionados em viver… porque a vida não é apta para profissionais: várias personagens se reúnem semanalmente em uma oficina de teatro para cultivar sua vocação favorita e, aproveitando, suprir suas carências afetivas.

Aficionados a vivir… porque la vida no es apta para profesionales: varios personajes se reúnen semanalmente en un taller de teatro para cultivar su afición favorita y, de paso, suplir sus carencias afectivas.

Espanha, 2010

DIREÇÃO: Arturo Dueñas ELENCO: Rebeca Izquierdo, Jesús Burgoa, Nuria de Torres DURAÇÃO: 95 min. CONTATO: info#promofest.org



Programa 3

CINE NAZARÉ

A história do octogenário Sr. Vavá, que entre um filme e outro desenvolveu uma grande paixão pela sétima arte, que continua acesa até os dias de hoje.

La historia del octogenario Sr. Vavá, que entre una película y otra desenvolvió una gran pasión por el séptimo arte, que continúa encendida hasta los días de hoy.

Brasil, 2011

DIREÇÃO: Thalles Chaves DURAÇÃO: 19 min. CONTATO: thalles_chaves#hotmail.com



FORA DE ORDEM

A delinquência de estudantes ricos, que se envolvem supostamente no desaparecimento de uma aluna da faculdade de cinema, leva um policial a investigar o caso. O filme traça um paralelo crítico sobre o fazer cinema no Brasil e os caminhos que esta indústria vem tomando nos últimos anos.

La delincuencia de estudiantes ricos vinculada, supuestamente, con la desaparición de una alumna de la facultad de cine, lleva un policial a investigar el caso. La película traza un paralelo crítico entre el hacer cine en Brasil y los caminos que esta industria viene tomando en los últimos años.

Brasil, 2010

DURAÇÃO: Sérgio Gomes ELENCO: Léo Pinho, Luiz Cordeiro, Priscila Lobo DURAÇÃO: 76 min. CONTATO: filmaker6#hotmail.com



Programa 4

HOJE TEM ALEGRIA

O filho de um alfaiate fugiu para ser malabarista. Um mágico aposentado vê sua trupe ruir. Uma ex-trapezista será avó pela primeira vez. Fogo, facas, silêncio, aplausos. No circo, eles viram o mundo.

El hijo de un sastre huyó para ser malabarista. Un mago jubilado ve su troupe roer. Una ex-trapecista será abuela por primera vez. Fuego, cuchillas, silencio, aplausos. En el circo, ellos transforman el mundo.

Brasil, 2011

DIREÇÃO: Fabio Meira DURAÇÃO: 26 min. CONTATO: fbmeira#yahoo.com.br



MUCHA MIERDA: CINCO ACTORES EN BUSCA DE UN GESTOR

A arte tem espaço em Guayaquil? Há critérios para selecionar projetos? Este filme examina a gestão cultural na cidade, através de seus dirigentes e da perspectiva de cinco dramaturgos, que lutam por seguir adiante num meio hostil que vê o teatro como algo pouco rentável.

¿El arte tiene espacio en Guayaquil? ¿Hay criterio para seleccionar proyectos? Esta película analiza la gestión cultural, a través de sus responsables y desde la mirada de cinco dramaturgos, quienes luchan por salir adelante en un medio hostil que ve al teatro como algo de poca rentabilidad.

Equador, 2010

DIREÇÃO: Santiago Toral Reyes DURAÇÃO: 67 min. CONTATO: santiagotoral#hotmail.com



Programa 5

NEGO TUDO

A partir de cenas do filme “O Nascimento de uma Nação” de D. W. Griffith, os atores da Cia. de Teatro OS Crespos encenam um ensaio sobre o racismo.

A partir de escenas de la película “El Nascimento de una Nación” de D. W. Griffith, los actores de la Cia. de Teatro “OS Crespos” escenifican un ensayo sobre el racismo.

Brasil, 2011

DIREÇÃO: Leandro Goddinho e Eugenio Lima DURAÇÃO: 13 min. CONTATO: leandrogoddinho#gmail.com



CAETANA – O FILME

O processo de criação e produção da peça “Caetana”, de Moncho Rodriguez e Weydson Barros Leal. Ao longo de 4 anos, a peça acontece em teatros, praças e festivais, nos transportando para o universo mágico da história de Benta, encomendadora de almas, que recebe a visita da Caetana (a morte).

El proceso de creación y producción de la obra “Caetana”, de Moncho Rodriguez y Weydson Barros Leal. A lo largo de 4 años, la obra es realizada en teatros, plazas y festivales, transportándonos para el universo mágico de la historia de Benta, rezadora del descanso de almas, que recibe la visita de Caetana (la muerte).

Brasil, 2010

DIREÇÃO: Andréa Ferraz e Lívia Falcão DURAÇÃO: 78 min. CONTATO: Atelie#ateliepe.com.br



Programa 6

ODEON: EL TIEMPO SUSPENDIDO

Cada filme clássico ganha vida mediante composições musicais originais de Valentín Stavov e a dublagem direta a través da voz sugestiva de Nelly Shevenusheva. A tecnologia jamais poderá suprir as sensações desta “arte do instante” em que nada mudou há mais de 30 anos.

Cada película clásica cobra vida mediante composiciones musicales originales de Valentín Stavov y el doblaje directo a través de la voz sugerente de Nelly Shevenusheva. La tecnología jamás podrá suplir las sensaciones de este “arte del instante” en donde nada ha cambiado desde hace 30 años.

Espanha, 2010

DIREÇÃO: Jo Graell DURAÇÃO: 29 min. CONTATO: info#promofest.org



DEJA QUE YO CUENTE LA HISTORIA

Um documentário sobre a pouca presença da mulher na direção cinematográfica. Uma realidade contraditória em uma Cuba revolucionária que proclama ideais de igualdade. Descobrimos reflexos, frações de filmes esquecidos e o fracasso de três gerações de diretoras do cinema cubano dos últimos 50 anos.

Un documental sobre la poca presencia de la mujer en la dirección cinematográfica. Una realidad contradictoria en una Cuba revolucionaria que proclama ideales de igualdad. Descubrimos reflejos, fracciones de filmes olvidados y fracasos de tres generaciones de directoras del cine cubano de los últimos 50 años. Cuba, 2010

DIREÇÃO: Milagro Farfán Morales DURAÇÃO: 52 min. CONTATO: milafita#gmail.com



Programa 7

O CONTADOR DE FILMES

Ivan Cineminha, personagem que ganhou notoriedade pela cultura cinematográfica que desenvolveu de forma autodidata. Filho de um antigo dono de cinema no interior da Paraíba, ele volta à cidade natal para um reencontro com suas raízes, e nos permite compartilhar da paixão pela sétima arte.

Ivan Cineminha, personaje que ganó notoriedad por la cultura cinematográfica que desenvolvió de forma autodidacta. Hijo del antiguo dueño de un cine en el interior de Paraíba, él vuelve a su ciudad natal para un reencuentro con sus raíces, permitiéndonos compartir su pasión por la séptima arte.

Brasil, 2010

DIREÇÃO: Elinaldo Rodrigues DURAÇÃO: 15 min. CONTATO: elinaldojrodrigues#yahoo.com.br



EL AMBULANTE

Um homem chega a um pequeno povoado. Reúne-se com as autoridades e propõe realizar um longa-metragem de ficção que os tenha como protagonistas. Só pede em troca alojamento e comida até a estreia. Uma vez que o prefeito aceita, o povoado vive durante um mês o ritmo de filme.

Un hombre llega a un pequeño pueblo. Se reúne con las autoridades y les propone realizar un largometraje de ficción que los tenga como protagonistas. Solo pide a cambio alojamiento y comida hasta el estreno. Una vez que el intendente acepta, el pueblo vive durante un mes el ritmo de película.

Argentina, 2009

DIREÇÃO: Eduardo de la Serna, Lucas Marcheggiano, Adriana Yurcovich DURAÇÃO: 84 min. CONTATO: el.ambulante.documental#gmail.com