Mostras Competitivas | Longas Documentário


ABAIXANDO A MÁQUINA

CCBB CINEMA - dia 22/06 domingo 17:00  
CCC CINEMA - dia 17/06 terça-feira 17:00 

O documentário aborda o duro cotidiano dos fotógrafos dos principais jornais do Rio de Janeiro e discute as questões éticas que envolvem a profissão. 
 
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El documental aborda la dura rutina de los fotógrafos de los principales periódicos de Rio de Janeiro y discute las cuestiones éticas que circundan la profesión. 
 

Brasil, 2007 

GUILLERMO PLANEL E RENATO DE PAULA 

Guillermo é especialista em imagem pela PUC-RJ e em Jornalismo de Políticas Públicas Sociais pela UFRJ. Trabalha como fotógrafo desde 1978. Renato realizou diversas produções cinematográficas e de vídeo. Eles são jornalistas e sócios da produtora Núcleo da Imagem. “Abaixando a máquina” é o primeiro longa-metragem de ambos.  
 
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Guillermo es especialista en imagen por la PUC-RJ y en Periodismo de Políticas Públicas Sociales por la UFRJ. Trabaja como fotógrafo desde 1978. Renato realizó diversas producciones cinematográficas y de vídeo. Ellos son periodistas y socios de la productora Núcleo da Imagem. “Abaixando a máquina” es su ópera prima para cine. 
 

DIREÇÃO: Guillermo Planel e Renato de Paula ROTEIRO: Guillermo Planel FOTOGRAFIA: Guillermo Planel e Renato de Paula MONTAGEM: Guillermo Planel e Renato de Paula MÚSICA: Leandro Fiskal DURAÇÃO: 65 min CONTATO: renato@nucleodaimagem.com.br 
 

ANABAZYS

CCBB CINEMA - dia 22/06 domingo 19:00  
CCC CINEMA - dia 17/06 sábado 19:00 

O documentário Anabazys (“ascensão” em grego) é um inventário sobre a gênese, a erupção e a ressonância de “A Idade da Terra”, o filme de Glauber Rocha que anunciou em 1980 a revolução audiovisual contemporânea. O documentário busca recriar a memória em torno da produção como forma de amplificar a percepção do “cinema espacial” proposto por Glauber.
 
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El documental Anabazys (“ascensión” en griego) es un inventario sobre la génesis, la erupción y la resonancia de “A Idade da Terra” película de Glauber Rocha que anunció en 1980 la revolución audiovisual contemporánea. El documental busca recrear la memoria en torno a la producción como forma de amplificar la percepción del “cine espacial” propuesto por Glauber. 

Brasil, 2007 

JOEL PIZZINI E PALOMA ROCHA 

Joel dirigiu diversos documentários que o projetaram internacionalmente. Sua pesquisa poética se foca na questão da linguagem, passando por vários meios de expressão. Paloma começou sua carreira como atriz de teatro. Realizou documentários sobre personalidades da história brasileira do cinema. Atualmente dedica-se à restauração e à difusão do trabalho de Glauber Rocha. 
 
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Joel dirigió diversos documentales que lo proyectaron internacionalmente. Su investigación poética se foca en el tema del lenguaje, pasando por varios medios de expresión. Paloma inició su carrera como actriz de teatro. Realizó documentales sobre personalidades de la historia brasileña del cine. Actualmente se dedica a la restauración y difusión del trabajo de Glauber Rocha. 
 

DIREÇÃO E ROTEIRO: Joel Pizzini e Paloma Rocha MONTAGEM:  Ricardo Miranda FOTOGRAFIA: Daniel Neves e Ajurimar Salles ELENCO: Tarcísio Meira, Jece Valadão, Ana Maria Magalhães, Antônio Pitanga, Fernando Lemos, Pedro de Moraes, Gustavo Dhal DURAÇÃO: 98 min contato: rochapaloma@terra.com.br 
 
 
 

BAJO JUÁREZ

CCBB CINEMA - dia 25/06 quarta-feira 19:00  
CCC CINEMA - dia 18/06 quarta-feira 17:00 

Ao seguir o caminho dos assassinatos de mulheres na cidade de Juárez, nos aproximamos de uma mulher que perdeu sua filha e de uma operária recém-chegada de Veracruz, cujo rosto representa as mulheres vivas de Juárez. Dois jornalistas que acompanham o caso explicam as razões destas mortes. A violência contra as mulheres é vivida e interpretada de maneira distinta. 
 
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Bordando sobre círculos concéntricos en torno a los asesinatos de mujeres en Ciudad Juárez (Chihuahua), nos acercamos a una madre que pierde a su hija y a una trabajadora de la maquila recién llegada de Veracruz, cuyo rostro representa a las mujeres vivas de Juárez. Dos periodistas expertos en el caso explican qué hay detrás del fenómeno. La violencia contra las mujeres se vive y se interpreta de manera distinta. 

México, 2006 

ALEJANDRA SÁNCHEZ OROZCO E JOSÉ ANTONIO CORDERO 

Alejandra é formada em Comunicação e Cinema. Tem trabalhado em televisão e recebido vários prêmios pelo seu documentário “Ni una más”. José Antonio é diretor de teatro e documentarista. Estudou direção no Centro de Capacitação Cinematográfica. É professor de interpretação e de multimídia para Artes Cênicas.  

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Alejandra es egresada de Comunicación, terminó además la carrera de cine en el CUEC. Ha trabajado para la televisión. Recibió varios premios por el documental “Ni una más”. José Antonio es director de teatro y documentalista. Estudió realización en el Centro de Capacitación Cinematográfica. Es profesor de actuación y de multimedia para Artes Escénicas.  

DIREÇÃO E ROTEIRO: Alejandra Sánchez Orozco e José Antonio Cordero FOTOGRAFIA: Erica Licea, Mark Beliver e Larissa Rojas MONTAGEM: José Antonio Cordero e Alejandra Sánchez Orozco MÚSICA: Tareke Ortiz e Leonardo Soqui DURAÇÃO: 90 min CONTATO: sofialexa@hotmail.com 
 
   

CALLE SANTA FE

CCBB CINEMA - dia 24/06 terça-feira 19:00  
CCC CINEMA - dia 18/06 quarta-feira 19:00 

Em 5 de outubro de 1974 na Rua Santa Fe, subúrbio de Santiago do Chile, Carmem Castillo é ferida e seu companheiro Miguel Henríquez, chefe do MIR, morre em combate. Aqui começa a viagem desta mulher pela sua própria história, pela do Chile e do MIR. Uma busca dolorosa, mas restauradora, marcada pela obsessão de saber se valeu ou não a pena a resistência de seus companheiros e se teve sentido a morte de Miguel. 
 
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5 de octubre de 1974. En la calle Santa Fe, en los suburbios de Santiago de Chile, Carmen Castillo es herida y su compañero, Miguel Henríquez, jefe del MIR, muere en combate. He aquí el viaje de esta mujer por su historia, por la historia de Chile y del MIR. Una búsqueda dolorosa, pero restauradora, atravesada por la obsesión de saber si valieron o no la pena los actos de resistencia de sus compañeros, si tuvo o no sentido la muerte de Miguel. 

Chile / França / Bélgica, 2007 

CARMEM CASTILLO 

Diretora e historiadora. Militante do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR) e trabalhou junto a Salvador Allende em 1970. Expulsa do Chile pela ditadura de Pinochet, exilou-se na França onde dirigiu documentários para tv. Seu filme “La flaca Alejandra” foi premiado em Havana e “Calle Santa Fe, seu trabalho mais recente, se apresentou em Cannes. 
 
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Directora e historiadora. Militante del Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR) y trabajó junto a Salvador Allende en 1970. Expulsada de Chile por la dictadura de Pinochet, se refugió en Francia donde ha dirigido documentales para la televisión. Su film “La flaca Alejandra” fue premiado en La Habana y “Calle Santa Fe”, su trabajo más reciente, se presentó en Cannes. 
 

DIREÇÃO E ROTEIRO: Carmen Castillo FOTOGRAFIA: Ned Burgess, Raphaël O´Byrne, Sebastián Moreno e Arnaldo Rodríguez MONTAGEM : Eva Feigeles-Aimé MÚSICA: Juan Carlos Zagai DURAÇÃO: 163 min CONTATO: carmen.castillo@yahoo.fr 
 
 
 

CIELO ABIERTO

CCBB CINEMA - dia 25/06 quarta-feira 17:00  
CCC CINEMA - dia 19/06 quinta-feira 17:00 

Os antigos moradores de Famatina e de Chilecito, na província de La Rioja (Argentina), resistem contra à instalação de uma mina de ouro a céu aberto no Nevado del Famatina (6.109 m). Em meio a uma convulsão política, conseguem fechar a empresa Barrick Gold e sancionar uma Lei Provincial que proíbe este tipo de mineração, mas nada está garantido. Poucos dias depois, a lei se torna desconhecida pelos mesmos que a sancionaram. 
 
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Los pobladores de Famatina y de Chilecito, en la provincia de La Rioja (Argentina), resisten la instalación de una mina de oro a cielo abierto en el Nevado del Famatina (6.109 msnm). En medio de una convulsión política, logran echar a la empresa Barrick Gold y sancionar una Ley Provincial que prohíbe este tipo de minería, pero nada es seguro. Pocos días después, la ley es desconocida por los mismos que la sancionaron. 

Argentina, 2007 

CARLOS RUIZ 

Formou-se na Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC), do INCAA, Argentina. Estudou também na La Metro, Escuela de Cine y Televisión em Córdoba e na Escuela de Cine de la Universidad Nacional de Córdoba. Realizou vários curtas-metragens como Diretor, Roteirista e Diretor de Fotografia. “Cielo Abierto” é seu primeiro longa-metragem. 
 
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Egresado de la Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC) del INCAA, Argentina. Estudió también en La Metro, Escuela de Cine y Televisión en Córdoba y en la Escuela de Cine de la Universidad Nacional de Córdoba. Realizó varios cortometrajes como Director, Guionista y Director de Fotografía. “Cielo Abierto” es su primer largometraje.  

DIREÇÃO E ROTEIRO: Carlos Ruiz FOTOGRAFIA: Fabián Luelmo MONTAGEM;: Fabián Luelmo MÚSICA: Santiago Ruiz DURAÇÃO: 98 min CONTATO:  rioxafilms@gmail.com 
 
 
 
 
LA CRISIS CAUSÓ 2 NUEVAS MUERTES

CCBB CINEMA - dia 24/06 terça-feira 17:00  
CCC CINEMA - dia 19/06 quinta-feira 19:00 

Seis meses depois dos protestos que acabaram com o governo de Fernando de la Rúa; as organizações de desempregados decidem bloquear a ponte Pueyrredón como parte do plano de luta contra o novo governo. No bloqueio, Kosteki e Santillán são assassinados pela polícia. O que aconteceu realmente no bloqueio? Por que os meios de comunicação não publicaram a seqüência fotográfica logo após a repressão? Até onde chega a responsabilidade dos jornalistas? 
 
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Seis meses después del estallido social que acabó con el gobierno de Fernando de la Rúa; organizaciones de desocupados cortan el puente Pueyrredón como parte del plan contra el nuevo gobierno. En el corte, Kosteki y Santillán son asesinados por la policía. ¿Qué sucedió realmente en el corte? ¿Por qué los medios de comunicación no publicaron la secuencia fotográfica luego de la represión? ¿Hasta donde llega la responsabilidad de los periodistas? 

Argentina, 2006 

PATRÍCIO ESCOBAR E DAMIÁN FINVARB 

Patricio é formado em jornalismo pela Universidade de Buenos Aires, trabalhou em diversas publicações de cunho investigativo. Este é seu primeiro documentário. Damián é formado pelo Instituto Cinematográfico de Avellaneda, com especialização em documentários. Trabalhou em diversos setores da produção de programas para tv. Este é seu quarto documentário como diretor. 
 
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Patricio es periodista egresado de la Universidad de Buenos Aires, trabajó en diversas publicaciones de cuño investigativo. Este es su primer documental. Damián es egresado del Instituto Cinematográfico de Avellaneda con especialización en documentales. Trabajó en diversos sectores de la producción de programas para tv. Este es su cuarto documental como director. 

DIREÇÃO: Patricio Escobar ROTEIRO: Patricio Escobar MONTAGEM: Damián Finvarb FOTOGRAFÍA: Damián Finvarb e Claudio Aragona MÚSICA: Contraviento

DURAÇÃO: 85 min CONTATO: focoproducciones@argentina.com 
 
 
 
 
NIÑO FIDENCIO, DE ROMA A ESPINAZO

CCBB CINEMA - dia 25/06 quinta-feira 19:00  
CCBB Cinema dia 26/06 quinta-feira 17:00

Rejeitado pela hierarquia católica mexicana, venerado pelas massas, comparado à Virgem de Guadalupe, o Niño Fidencio (1898-1938) viveu como um curandeiro e espírita. Suas ações foram registradas e estas imagens históricas ainda se conservam. Este documentário reflete a crise atual e das instituições religiosas. 
 
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Fue rechazado por la jerarquía católica mexicana, venerado por las masas, comparado con la Virgen de Guadalupe. El Niño Fidencio (1898-1938) vivió como un curandero, sanador espiritual y espiritista. Sus acciones fueron capturadas en imágenes históricas, parte de las cuales aún se conservan. Este documental refleja la crisis actual y de las instituciones religiosas. 

México, 2008 

JUAN FARRÉ 

Estudou Ciências e Técnicas da Informação na Universidade Ibero-americana e especializou-se em produção de cinema em Berkeley na Califórnia. Além de documentarista, produziu ao longo de sua carreira curtas-metragens sobre a relação do homem com o meio-ambiente e a conservação da natureza. 

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Estudió Ciencias y Técnicas de Información en la Universidad Iberoamericana. Tomó una especialización en producción de cine en Berkeley, California. Su especialidad es el cine documental. A lo largo de su carrera ha producido cortos relacionados con grupos humanos, su relación con el medio ambiente y la conservación de la naturaleza 

DIREÇÃO: Juan Farré ROTEIRO: Curry Fernández MONTAGEM: Martín Bautista FOTOGRAFÍA: Humberto García y Mar Farré MÚSICA: Philip Glass

DURAÇÃO: 87 min CONTATO: farrejohn@gmail.com   
 

¿QUÉ PASA DESPUÉS DE LA COCA?

CCBB CINEMA - dia 26/06 quinta-feira 19:00  
CCC CINEMA - dia 20/06 sexta-feira 19:00 

Um documentário original que examina os reais motivos da campanha norte-americana para banir a cultura da folha de coca. Usando material de arquivo, reportagens e desenhos das crianças bolivianas sobre o conflito armado,

O filme mostra que o antigo costume de usar a folha de coca, não pode ser confundido com o uso de cocaína e o seu tráfico, e que a iniciativa anti-coca é na verdade parte de um grande movimento político.  
 
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Un documental original que examina los reales motivos de la campaña norteamericana para impedir la cultura de la hoja de coca. Usando material de archivo, reportajes y dibujos de niños bolivianos sobre el conflicto armado.

La película muestra que la antigua costumbre de usar la hoja de coca, no puede ser confundida con el uso de cocaína y su tráfico, y que la iniciativa anticoca es en realidad parte de un gran movimiento político.  
 

Bolívia, 2007 

ROBERTO LANZA  

Bolivia, 1973. Formou-se em fotografia para cinema na EICTV, Cuba. Foi diretor de fotografia de vários curtas e longas. Como fotógrafo já realizou exposições e ganhou em 2004 o prêmio Nacional de Fotografía Marcos Kavlin. Atualmente dirige a Escuela de Cine La Fábrica, primeira escola de cinema da Bolívia, onde é professor da matéria de fotografia e produção.  

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Bolivia, 1973. Egresado de fotografía para cine en la EICTV, Cuba. Director de fotografía de corto y largometrajes. Como fotógrafo ha realizado diversas exposiciones y en el 2004 ganó el premio Nacional de fotografía Marcos Kavlin. Actualmente dirige la Escuela de Cine La Fabrica, primera escuela de cine de Bolivia y es docente de la materia de fotografía y producción.  

DIREÇÃO, ROTEIRO E FOTOGRAFIA: Roberto Lanza MONTAGEM: Juan Carlos Gomez Millo MÚSICA: Luzmila Carpio, Luis Rico DURAÇÃO: 84 min CONTATO: aline@ondamaxfilms.com 
 
 
 
 
¿QUIÉN SOY YO? LOS NIÑOS ENCONTRADOS EN ARGENTINA

CCBB CINEMA - dia 27/06 sexta-feira 17:00  
CCC CINEMA - dia 21/06 sábado 17:00 

Oitenta e oito jovens, dos quinhentos que foram apropriados durante a ditadura militar argentina (1976 - 1983), puderam responder as perguntas: - Serei filho de desaparecido? Quem sou eu? -. A história de crianças e jovens que, graças às Avós da Plaza de Mayo, recuperaram sua verdadeira identidade, assim como os emocionantes julgamentos dos repressores que cometeram delitos de lesa humanidade, inclusive o roubo de bebês. 
 
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Ochenta y ocho jóvenes de los quinientos que fueron apropiados durante la dictadura militar argentina (1976 - 1983) pudieron resolver las interrogantes: “¿Seré hijo de desaparecidos? ¿Quién soy yo?”. La historia de niños y jóvenes que, gracias a las Abuelas de Plaza de Mayo, recuperaron su verdadera identidad, así como los emocionantes juicios en los que se juzgó a represores que cometieron delitos de lesa humanidad, incluido el robo de bebés.  

EUA / Argentina / Cuba, 2007 

ESTELA BRAVO 

Estados Unidos, 1933. Seus documentários abordam importantes acontecimentos sócio-políticos da América Latina, África e EUA. Sua extensa e premiada obra tem sido objeto de várias retrospectivas em Madri, Huesca,Istambul, Havana e Londres, além de exibir-se por reconhecidas emissoras de televisão do mundo. 
 
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Estados Unidos, 1933. Sus documentales han abordado importantes acontecimientos sociopolíticos de América Latina, África e EUA. Su extensa y multipremiada obra fílmica ha sido objeto de retrospectivas en Madrid, Huesca, Estambul, La Habana y Londres, además de exhibirse por emisoras de televisión del mundo. 

DIREÇÃO E ROTEIRO: Estela Bravo FOTOGRAFIA: Libio Pensavalle MONTAGEM: Fernando Fellicioni MÚSICA: León Gieco, Victor Heredia DURAÇÃO: 75 min CONTATO: ebravo808@yahoo.com 
 
 
 

PRÓXIMA ESTACIÓN

CCBB CINEMA - dia 27/06 sexta-feira 19:00  
CCC CINEMA - dia 21/06 sábado 19:00 

Empurrados pela crise, três milhões de equatorianos abandonam seus lares, muitos deles para alcançar o “sonho espanhol”. Nas ruas de Madri, três famílias testemunhas deste êxodo, são divididas pela imigração e nos fazem participar de sua peregrinação. Depois, viajamos também para o Equador para conhecer a família que espera o retorno dos seus parentes. 
 
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Empujados por la crisis, tres millones de ecuatorianos abandonan sus hogares, muchos de ellos  por alcanzar el sueño español. En las calles de Madrid, testigo de este éxodo, tres familias divididas por la emigración nos hacen partícipes de su periplo vital. Después, viajamos también a Ecuador para conocer a los que todavía les esperan en su país.  

Espanha, 2007 

ESTELA ILÁRRAZ 

Jornalista formada pela Universidad Complutense de Madrid, com especialização em Información Internacional y Países del Sur. Possui pós-graduação em Produção Audiovisual. Sua atividade tem estado ligada a ONGs na Espanha e no Equador e à mídia latina espanhola, trabalhando questões da imigração. Integra a Docus Madrid, Associação para a Promoção do Documentário.  

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Periodista egresada de la Universidad Complutense de Madrid, con título de Información Internacional y Países del Sur. Posee un postgrado en Producción Audiovisual. Su actividad ha estado ligada a ONGs en España y en Ecuador y a medios latinos españoles, trabajando temas de la inmigración. Integra la Docus Madrid, Asociación para la Promoción del Documental.  
 

DIREÇÃO E ROTEIRO: Estela Ilárraz FOTOGRAFIA: David Montero MONTAGEM: Vanessa L. Marimbert MÚSICA: Gabriel Gulian DURAÇÃO: 69 min CONTATO: info@mpcontent.com