A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por administrar o Programa Bolsa Família e por realizar os pagamentos às famílias beneficiarias, para que as famílias possam ter acesso ao valor do benefício será fundamental que elas realizem o bolsa família cadastro.
Para realizar o cadastro Bolsa Família 2021 é preciso apresentar documentos como:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda de todos moradores da casa.
Após realizar o cadastro, será tão importante para quem deseja receber o valor do Bolsa Família consultar calendário de pagamento diretamente no site da Caixa Econômica Federal, que é o www.caixa.gov.br, sendo que há uma página totalmente voltada para o programa assistencial que permite esta consulta.
Valor do Bolsa Família 2021
Apresentando reajustes regulares de acordo com a economia brasileira e seguindo as taxas de juros praticadas pelo Banco Central do Brasil, o valor do calendário Bolsa Família 2021 é atualizado todos os anos e nesse ano não será diferente.
Atualmente, o valor oferecido pelo benefício é de até 85 reais mensais por família, sendo que este valor poderá variar até atingir um valor de 350 reais, caso haja crianças e adolescentes, por exemplo, como membros da família cadastrada. Confira os seguintes valores:
- O valor recebido por família para cada criança cadastrada no Programa Bolsa Família é de 38 reais, atualmente, sendo que o sistema só permite que até no máximo 5 crianças por família sejam cadastradas.
- Para cada jovem cadastrado como membro da família beneficiada no Programa Bolsa Família, o valor é de 45 reais, sendo que o sistema permite que no máximo 2 jovens sejam cadastrados por família.
- Para famílias que se encontram em situação de pobreza extrema, o valor do benefício variável poderá chegar a até 195 reais por mês.
Cartão Cidadão
O Cartão do Cidadão é um facilitador para que o cidadão tenha acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. É possível usá-lo em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa, presentes em todos os municípios do Brasil.
Todos que possuem FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou, que ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego têm direito ao Cartão. Com ele, é possível acelerar e garantir mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.
Para consultar saldo ou extrato de seus benefícios não é necessário o uso do Cartão do Cidadão. Esses serviços podem ser feitos diretamente no site da Caixa.
Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA. Todo o processo é muito simples e prático. E para que o atendimento seja rápido tenha em mãos o número do seu NIS.
É importante saber também que para usar o Cartão é preciso ter a Senha Cidadão. A Senha Cidadão habilita o Cartão a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, como o Bolsa Família, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e Agências da CAIXA.
Para fazer a Senha Cidadão em uma Casa Lotérica, ligue para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207 e compareça à Lotérica com um dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (Modelo Informatizado);
- Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
- Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
- Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
- Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País.